Open top menu

Visitantes

contador de acesso
segunda-feira, 11 de novembro de 2013


Hoje mais uma vez a Palavra de Deus vai te dar uma experiência surpreendente! Só ela é assim, porque é a única palavra no mundo que é uma Pessoa, a Pessoa Viva de Jesus Cristo!

Leitura
Abra com expectativa o Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos 8 a 10. Essa passagem, junto com a da ovelha perdida e a do filho que saio de casa, são conhecidas como Parábolas da Misericórdia. É uma maneira de dizer que Jesus usou exemplos em forma de contos para indicar a profundidade do que Ele queria explicar, ensinar e, sobretudo, oferecer como experiência de vida.
Leia atentamente, com intimidade, essa Palavra, pelo menos três vezes, se possível em voz alta.

Meditação
O conto, ou parábola, de hoje compara o amor de Deus com uma mulher que perde uma moeda, no entanto, a ênfase não é quantidade do que se perdeu, mas o sofrimento em si: a perda dói. A pergunta não é “quanto vale a dracma (a moeda)?”, porque a resposta poderia até ser muito decepcionante, mas a questão gira em torno do sofrimento de alguém que não consegue viver sem aquilo que perdeu.
No mundo hebraico antigo, ao casar-se a mulher se ornava com um colar de dez dracmas, dez moedas que passavam a significar sua alegria, seu valor como esposa e mãe, a felicidade do seu matrimônio. Perder uma dessas dracmas era, portanto grande dor relativa ao matrimônio.
O mais importante dessa passagem, portanto, é a figura da mulher que Jesus usa aqui para representar os sentimentos de Deus. Como já vimos, Jesus é o esposo da Igreja, isto é, de cada um de nós, batizados. O sentimento de Deus, quando perde um de nós, é o mesmo daquela mulher, que vê perder-se um dos símbolos tão preciosos de seu matrimônio.
O que esta Palavra diz a você, pessoalmente?

Oração
Ore com a parábola. Coloque-se no lugar da moeda e veja Jesus nas atitudes da mulher. Depois, como fruto de seu diálogo com ele, escreva uma frase que expresse seus sentimentos sobre cada um desses movimentos de Deus:
  • Acende uma lâmpada, pois, naquele tempo, as janelas eram estreitas e as casas não eram muito bem iluminadas.
  • Varre a casa que, naquele tempo, muitas vezes, era forrada com pedras escuras.
  • Procura diligentemente, isto é, com todo esforço e atenção possível, a moeda perdida.
  • Dá uma festa ao encontrar, finalmente, a moeda.
Após conversar longamente com Jesus sobre isso, escreva o fruto de sua oração:

Contemplação
Isso é o amor de misericórdia! Aquele amor que não dica parado com a perda do que se ama! Que não fica só sentindo a dor da perda, mas age, vai procurar busca até encontrar! Você agora vai escrever uma pequena carta de gratidão a Jesus pelo versículo que mais tocou seu coração, escolhendo na Palavra de Deus uma das imagens acima que recorde a sua experiência com a misericórdia de Deus que tomou todas as providências para resgatar sua vida!
Como a Palavra de hoje muda sua vida? Escreva o que sente:

Ação como resposta de amor

Quando interrogado sobre a razão pela qual ele e a comunidade saem às ruas para evangelizar durante o dia e durante a noite, a resposta de Moysés Azevedo é sempre a mesma: “Quero levar de graça às pessoas aquilo que recebi de graça: o amor misericordioso de Deus”. Qual a sua ação mediante a isto?
Marcador

0 comentários

Tradutor - Translate